Pra não dizer que não li absolutamente nada, aí vai o meu total de 267 páginas:
50 páginas de Dangerous;
34 páginas de sofrimento com Atlas Lefreve (achei péssimo, to insistindo pelo clube do livro);
143 páginas de Maze Runner livro 1; e
boas horas jogando Sobreviver Livro-Jogo
E todo dia eu leio capítulos de webtoons diferentes, dessa vez o total de 66 capítulos de 16 quadrinhos diferentes.
Webtoon é um formato de quadrinhos digitais montados na vertical para ler no celular deslizando, que vieram dos manhwa (HQs coreanas que, diferente dos mangás, são coloridas). Também é o nome do aplicativo por onde eu leio, que tem a maioria dos quadrinhos em uma versão traduzida em inglês, incluindo os originais coreanos e indonésios. A maioria dos webtoons são atualizados semanalmente.
Comecei a ler para treinar inglês, e hoje é minha maior fonte de leitura.
Para a maioria das pessoas, isso é muita coisa. Para quem eu fui minha vida inteira, é bem pouco. Estou lendo desde que me conheço por gente, antes de aprender o alfabeto, eram estórias ilustradas.
Em janeiro de 2021: 1 livro. 2022: 6 livros. 2023: 24 leituras. 2024: 15 leituras. E por leituras incluem contos e webtoons.
Janeiro de 2025: 0 leituras concluídas.
Chega a ser meio estranho de se pensar.
Meu primeiro e único emprego destruiu minha rotina de leitura bem consolidada, e isso acabou com minha saúde mental uma vez que, como autista, meu interesse especial é a literatura e o hábito de ler. Eu passei dois meses em um episódio depressivo intenso.
Interesse especial é uma característica neurodivergente, mais provável no autismo, é algo que se torna quase um traço de personalidade. O interesse especial faz parte do bem estar mental e físico dessa pessoa, influencia em sua qualidade de vida, satisfação e estado emocional.
Desde que fui demitida, me pego tentando voltar à dedicar 2 horas que seja pela manhã, novamente livre como era antes, que eu passava até o dobro do tempo focada nessa atividade.
Ainda não consegui.
E talvez nunca mais consiga. Não por mim ou uma capacidade que sumiu, mas pela rotina faltar com tanta disponibilidade.
Quem sabe eu leia 1 hora a caminho da faculdade, quem sabe eu some 1 hora do caminho de volta, isso se não usar o tempo do trem para escrever, ou conversar online, lendo substacks ou só ouvindo música.
Adoro o termo "ressaca literária" (autoexplicativo), odeio estar nesse estado. Passam-se horas e não avancei 50 páginas, uma média que fazia a cada 60 minutos no passado. O ritmo mudou, a mente não absorve, os livros talvez não sejam os melhores. Ressaca.
Mas, como não tenho muito o que dizer sobre as leituras em andamento, resolvi trazer um lembrete para que não se cobre tanto esse ano. A leitura é um hábito maravilhoso e eu acredito que todos devemos o cultivar, porém precisa estar dentro dos seus limites e no seu paladar.
Não se compare com pessoas de realidades diferentes, eu passava todo tempo em casa fazendo rotina, eu preciso disso para manter saúde, não é uma atividade que costuma me cansar, apenas recarregar.
Leia o que tem vontade, desafie sua zona de conforto para permitir se conhecer, mas não anule seus gostos e preferências.
Minhas maiores dicas é: troque o tempo de ócio e em redes sociais por um pouco de leitura. O tempo de espera em uma fila, no transporte, entre aulas. Uma página de cada vez vai te levar mais longe do que página nenhuma.
Tenho mais a discorrer sobre isso se alguém se interessar.
Quem sabe mês que vem eu tenha mais a contar.
pior que uns dias atrás eu tava bem desanimada de só ter conseguido terminar um livro em janeiro (começado em dezembro, inclusive), justamente por saber que eu consigo ler mais, mas oitras coisas tomaram meu tempo e a ressaca não ajuda.
a comparação, com outros e consigo é sempre péssima, então é legal tentar ver tudo com mais leveza
Tive o mesmo problema com Atlas :p ainda bem que eu parei de querer terminar toda leitura que começo
Inclusive esse foi o motivo de uma ressaca literária que durou anos: querer terminar todos os livros e TODAS AS SÉRIES DE LIVROS que começava